domingo, 12 de junho de 2011

Mais uma atividade estranha... que quem da a nota é a tia da limpeza.

Sim, esse blog é sobre indisciplina escolar...
No início desse ocorreu uma situação pouco comum em uma escola. Um aluno tentou colocar fogo no lixo do banheiro masculino. Felizmente o fogo não se propagou tendo sido apagado por um professor e dois alunos que estavam por perto. O responsável por isso não foi identificado.
Após uma semana de punições, acareações, investigações e revoltas, o assunto “meio que morreu”. Porém os alunos ainda estavam chateados com o colégio, e com o individuo que havia feito o ato de incivilidade. Obviamente havia suspeitos, dos três, dois eram da mesma sala, mas nada de concreto.
Nas duas salas onde se encontravam os suspeitos resolvi ir dar aula no banheiro, todos os alunos (35 em uma turma e 34 na outra) primeiro entraram no banheiro masculino e os comentários foram: das meninas; que nojo! Que fedor! O que que vocês fazem aqui? Meu deus! Vocês são uns porcos! Os meninos só riram. Como o fedor realmente era MUITO forte fomos ao banheiro feminino. Os comentários dos meninos foram: óóó! Vocês tem espelho! Que cheirinho bom! Ó, não fede! Não tem papel molhado no ralo. Voltamos a sala quando a quantidade de meninas querendo usar o banheiro era grande.
Em uma das salas havia um casal de namorados e a menina disse: querido, você não faz essas porquisses né? Aproveitei a deixa e pedia às garotas que tinham namorado no colégio cobrassem mais higiene de seus namorados.
Ai tive uma ideia, cada equipe de cinco estudantes iria ficar responsável por fazer um cartaz que propiciasse higiene; não fazer xixi no chão, lavar as mãos, não jogar papel no chão, economizar água, etc. os cartazes seriam colocados nos banheiros masculino e feminino. Na imagem a baixo, os “X” em vermelho marcam onde os cartazes seriam colocados. No banheiro feminino foram as meninas que escolheram onde seriam afixados de acordo com os mais sujos. No banheiro masculino, também foram escolhidos os mais sujos.



A atividade foi realizada durante quatro semanas, cada semana por uma turma diferente.

O mais importante dessa atividade é que, quem daria a nota ao grupo de alunos é a Sra. da limpeza, ao final da semana ela avisaria a mim, qual o local mais limpo proporcionalmente. De acordo com a Sra. da limpeza, houve uma redução de 30% no uso de produtos de limpeza, e de 50% no braço (em outras palavras, o trabalho dela foi mais tranquilo).

A baixo a imagem de alguns cartazes colados nos banheiros.


Esse estava no banheiro feminino.








Esses estavam no banheiro masculino