terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Indisciplina escolar durante a guerra fria.

Quando estava fazendo meu mestrado, meu orientador (Prof. Dr. Joe Garcia) me mandou passar no mínimo 200hs na internet pesquisando sobre indisciplina escolar. Quando cheguei lá pela hora 199 sem mais idéias de onde procurar, entrei no site da C.I.A. (sim a agência americana) e pesquisei sobre indisciplina escolar... e SIM eles tinham um arquivo lá que falava sobre isso. E se você pesquisar o termo disciplina vai encontrar muito material, ou só indisciplina também aparece bastante coisa.
A seguir apresento um resumo com algumas partes interessantes de um arquivo chamado “Moral e disciplina, problemas nas forças armadas soviéticas”, um arquivo original de abril de 1977, mas que só pode vir a público em 1999 devido sua classificação “Top Secret”. (Uma curiosidade desse texto são as partes censuradas, onde apareceriam os nomes dos espiões infiltrados no politiburo).

Você deve se perguntar, o que a indisciplina nas forças armadas tem de relação com a indisciplina escolar? Respondendo: é maior do que eu pensava...

Ustinov, (Marshal D. F. não sei qual é essa patente militar) em 1976, afirmava o seguinte: “Não uma pequena parte da juventude é indisciplinada nos bancos escolares, com isso não é fácil ela se adaptar ao exército soviético”.

Principais problemas disciplinares e morais do exército soviético.
 Desafeição política. (proveniente de civis intelectuais que contaminavam as forças armadas.)
 Hostilidade étnica. (as forças armadas soviéticas contavam com mais de 90 etnias em seu quadro militar. As minorias étnicas eram separadas.)
 Insubordinação.
 Alcoolismo.
 Deserção.
 Suicídios.
 Corrupção, mercado negro, furtos e abuso de autoridades.

Segundo a C.I.A. os oficiais soviéticos estavam preocupados, mas indiferentes quanto a aplicações práticas e punitivas que visassem uma solução efetiva do problema.

Um chefe militar soviético chamava a indisciplina dos jovens nas forças armadas de “atitude niilista”.

O problema aparentemente seria ideologicamente difícil de ser solucionado, pois segundo um livro distribuído nas escolas infantis soviéticas somente os melhores estudantes eram escolhidos para fazer parte do Exército Soviético. A C.I.A. questiona, porém, se essa própria afirmação não se torna contrária a idéia de igualdade na sociedade soviética (nos termos do artigo: igualdades entre as etnias da URSS).

Se você quiser saber mais de uma pesquisada:
https://www.cia.gov/library/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário