sexta-feira, 11 de junho de 2010

Indisciplina e bully pelo mundo. Parada de hoje o mundo árabe.

Hoje vamos iniciar um projeto interessante, a indisciplina pelo mundo!
Caso você queira saber sobre um país específico me escreva que postarei em seguida.
As postagens não serão em sequência, mas você poderá selecioná-las pelas palavras chave. Começaremos pelo mundo árabe:

Quando você começar a pesquisar sobre o assunto, identificará algumas coisas:
primeiro, o termo indisciplina lá, se refere a basicamente dois assuntos, ao futebol e a religião.

Quando ligado ao futebol (e esportes em geral) a indisciplina é referida como o ato de comer alimentos inadequados, ou a ingestão de álcool; essas atitudes estão ligadas ao segundo assunto a religião.

Quanto a religião, a indisciplina geralmente é referida como o ato de "orar" errado; os mais velhos, lidam com isso da seguinte maneira: um membro mais velho fica observando os mais jovens a orar, quando observam algo realizado da maneira errada, eles se utilizam de meios de deixar o jovem envergonhado e se sentindo culpado na intenção de que esse jovem passe a rezar em casa, não “contaminando” outros com seu modo errado. (fonte: http://www.7oor-s.com/vb/showthread.php?p=338262 )

Aparentemente eles se preocupam com a indisciplina escolar por dois motivos principais: o mais importante é que a criança não se torne americanizada; e em segundo para evitar que a criança se torne criminosa na vida adulta.
É interessante notar nos textos não acadêmicos que falam sobre o assunto, que eles possuem um entendimento de contínuo de criança para adulto, mais ou menos assim: a criança já possui um adulto dentro de sí, e o adulto ainda possui uma criança dentro de sí; transmitindo a idéia de transição entre grandes espaços.

A família é protegida por lei (e incentivada ha) para punir o aluno que é indisciplinado na escola, através de chicotadas, chinelada, trabalhos pesados, e caso algum aluno se queixe disso ele é punido pelo estado por não ter respeitado a decisão da família (no caso o pai).

A punição dos alunos indisciplinados é proibida nas escolas já a mais de 15 anos. Antigamente a punição era de 40 chibatadas. Lá (no mundo árabe) eles também culpam os pais pela indisciplina escolar, acham que os alunos tem mais direitos que deveres. Interessante que em escolas particulares, eles aplicam métodos americanos para minimizar a indisciplina escolar. Em escolas públicas eles combinam práticas punitivas e recompensatórias, eles telefonam para a casa do aluno para elogiá-lo para os pais. Alguns pais de alunos indisciplinados vão assistir aula com os filhos.
Outra forma deles se referirem a indisciplina é “comportamento errático”.

Quanto ao bully, ele é encarado como profanação do corpo, sendo punido por lei. Porém os dois são punidos, agressor (o que inclui o professor caso tenha sido ele) por profanar o corpo do outro; e o agredido é punido por ter deixado o corpo ser profanado. (fonte: http://www.almarefh.org/news.php?action=show&id=4141 )

Acredito que já deu pra ter uma idéia, caso queira saber mais me escreva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário